CAISC vai estar na Festa do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa

A CAISC, como acontece há cerca de dez anos, participa das comemorações da Festa do Divino Espírito Santo da comunidade de Santo Antônio de Lisboa, no norte da Ilha. E este ano vem com novidades ao trazer da Casa dos Açores de São Paulo, cozinheiras açorianas que com certeza marcarão sua passagem pela Ilha ao participarem ativamente daquela tradicionalíssima Festa.

Casarão e Engenho dos Andrade. Foto/Arquivo: Celso Martins

PROGRAMAÇÃO

Farinhada

– 24 de agosto (sábado). Lançamento oficial da festa 20h – Início da 16ª Farinhada do Divino 20h15 – Novena do Divino Espírito Santo rezada em Latim 21h30 – Show musical com grupo “Engenho Acústico” Serviço de bar e gastronomia típica de engenho. Local: Centro Cultural Engenho dos Andrade (rua Caminho dos Açores, 1180).

Melhor Forneiro 

– 25 de agosto (domingo) 11h – Continuação da “Farinhada do Divino”, no Engenho dos Andrade, com serviço de almoço e Café de Engenho. 14h – Música no Engenho. 15h – Concurso de Forneiro (chefs dos restaurantes locais irão analisar a melhor farinha e apontar o melhor forneiro).

Açorianidade, carreteiro e carreata

– 31 de agosto (sábado) – Dia Municipal da Açorianidade 17h30 – Abertura oficial da festa, com hasteamento das Bandeiras no pátio da Igreja. 17h45 – Solenidade alusiva à primeira comemoração do Dia da Açorianidade em Florianópolis. 18h – 12ª Carreata do Divino (Desfile de Carros de Boi, na Rua Cônego Serpa). 20h – Boi de Mamão. 20h – Carreteiro do Divino/ Som do Trio Gente da Terra. Serviço de bar e gastronomia no salão da igreja Valérico João de Souza.

Culinária

– 1º de setembro (domingo) 09h30 – Missa da Família Imperial na Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. 15h00 – Oficina de cozinha típica de Festa do Espírito Santo nos Açores (mal-assadas e massas sovadas). Realização: Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e Casa dos Açores de São Paulo.

Exposição e lançamento

– 3 de setembro (terça) 20h – Abertura da exposição “Festas do Divino em Santo Antônio de Lisboa”. Fotografias de Edson Luiz da Silva (Velho Bruxo). Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. 20h30 – Lançamento no Brasil do livro “Bom dia ouvintes do Manhãs de Sábado”, de Paulo Ricardo Caminha. O livro já foi lançado nos Açores, Portugal. Local: Salão Valérico João de Souza.

Risoto do Divino

– 4 de setembro (quarta) 19h30 – Missa dos Juízes da Festa (1ª Missa do Tríduo de Preparação para a festa) 21h – Risoto do Divino. 21h15 – Música com Marcelo Muniz, Grupo do Engenho dos Andrade. Local: Salão Valérico João de Souza.

9º Cozido do Divino

– 5 de Setembro (quinta) 19h30 – Missa dos casais imperiais dos anos anteriores (2ª Missa do Tríduo de Preparação para a festa) 21h00 – 9º Cozido do Divino. 21h15 – Show: Cantares da Ilha de Santa Catarina.

Cortejos

– 6 de Setembro (sexta) 19h30 – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da residência de José Carlos Blanco e Maria Helena Dutra Blanco, rua Cônego Serpa, nº 200. 20h – Missa do Sagrado Coração de Jesus (3ª Missa do Tríduo de Preparação para a festa). 21h00 – Trasladação do Cortejo Imperial da Igreja para o Trono do Império. 21h30 – Pau de Fita do Grupo Olaria de Sambaqui. 22h15 – Show: Banda Victor’s. 1h30 – Encerramento.

Cortejo e Coroação

– 7 de setembro (sábado) 19h – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da residência de José Carlos Blanco e Maria Helena Dutra Blanco, rua Cônego Serpa, nº 200. 19h30 – Missa Solene com a COROAÇÃO da imagem secular de Nossa Senhora das Necessidades por crianças e jovens da comunidade/Coral. 21h30 – Tradicional Show Pirotécnico e trasladação do Cortejo Imperial da Igreja para o Trono do Império. 21h45 – Grupos Arcos: Danças e Cantares Açorianos de Biguaçu. 22h30 – Show: Banda Fórum. 1h30 – Encerramento.

Missa Solene c/ Dom Wilson Tadeu Jönk

– 8 de Setembro (Domingo) – Dia de Nossa Senhora das Necessidades 9h30 – Trasladação do Cortejo Imperial. Saída da residência do pai do Imperador, Sr. Hercílio Pedro Marciano, rua Flordovina Ventura Marciano, nº 80, Barra de Sambaqui. Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. 10h30 – Missa solene com a COROAÇÃO DO REI / Celebrante Dom Wilson Tadeu Jönk, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis / Grupo de Canto Nossa Senhora do Rosário de Enseada de Brito. 11h40 – Trasladação do Cortejo Imperial da igreja para o Trono do Império 12h00 – Almoço Festivo com animação musical de Ari Rosa. 15h00 – Show infantil: Grupo Alevanta Boi. 15h50 – Início dos serviços do Café Açoriano. 17h30 – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da residência de José Carlos Blanco e Maria Helena Dutra Blanco, rua Cônego Serpa, nº 200. 18h – “Celebração da Palavra” e apresentação do CASAL IMPERIAL da Festa do Divino de 2014. 19h – Show: Garotos Sertanejos 21h – Encerramento Geral.

Coroação em 2012. Foto: Milton Ostetto. Arquivo: Daqui na Rede

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s